Vá lá e veja você mesmo

Em Comunicação, Gestão, Soft Skills por Jonathan Maia

Uma das minhas primeiras ações ao assumir a direção da Secretaria de TIC do Trt7 em 2021 foi transformar o que seria minha sala de trabalho individual em uma sala de reuniões e continuar sentado no mesmo local onde estava antes, junto das equipes. Olhando pra trás, foi umas das melhores decisões que tomei.

Temos acesso a uma riqueza sem fim nos ambientes das EQUIPES e dos USUÁRIOS. É lá onde as informações quentes moram. É lá onde o filho chora e a mãe não vê. É lá onde vemos o que está dando certo e o que está dando errado, podendo corrigir cursos de forma antecipada. É lá onde vemos o nascimento de riscos e conflitos, podendo atuar preventivamente. É lá onde podemos desenvolver relacionamentos de verdade, estabelecendo confiança com as pessoas ao nosso redor.

A você, meu amigo gestor, veja bem: não estou falando pra entregar tua sala. Rsrsrs. Pelo menos deixa a porta aberta e sai pra passear todos os dias. Sei que nem sempre é cômodo, mas é algo que melhora substancialmente nossa visão sistêmica e atuação como gestores.

O Lean já fala disso há décadas: Gemba Walk, Go and see for yourself, etc.

Melhor que ir no local de trabalho e execução é já estar lá.

Deixe uma resposta