Entregas vs Comunicação

Em Gestão por Jonathan Maia

Muitas entregas com pouca comunicação pra os usuários: trabalho das equipes desperdiçado, funcionalidades e serviços criados que nunca serão utilizados ou mesmo conhecidos.

Comunicação excessiva pra poucas entregas: as pessoas percebem a tentativa de “enfeitar o pavão”. E cedo ou tarde demandarão uma maior vazão de entregas ou inovação. Pode inclusive afetar, em casos excessivos, a credibilidade da equipe.

Encontrar o ponto de equilíbrio entre entregas e a comunicação delas é um grande desafio e demanda um esforço diário: manter um fluxo contínuo de entregas e inovação, não deixar de comunicar, comunicar na medida adequada, nos canais adequados e para as partes interessadas adequadas (esse último é especialmente importante).

E o cenário fica um pouco mais complexo na geração atual, onde os meios tradicionais de comunicação corporativa (e-mail, intranet, etc) atraem cada vez menos interesse e adesão dos colaboradores.

E aí, como sua organização tem lidado com essa temática?

Começo com algumas medidas que adotamos por aqui:
– Forte parceria com a unidade de comunicação social;
– Participação direta no processo de comunicação, não deixando apenas a cargo da unidade de comunicação;
– Atenção redobrada com o que deve ser comunicado e especialmente com o que não deve ser;
– Utilização de canais alternativos de comunicação: ZAP, grupos, redes sociais, painéis de aviso em sistemas, etc;
– Comunicação direcionada pra usuários chave: patrocinadores, adotantes iniciais, pessoas com penetração e influência na organização, etc.

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