Caminhos PSM II

Como fui aprovado na certificação PSM II ™ ? 8 dicas de preparação

Em Carreira, Certificações, Gestão Ágil por Jonathan Maia

Em Abril de 2019 fiz a prova e fui aprovado na certificação Professional Scrum Master II ™ (PSM II ™) da Scrum.org. Nesta postagem, vou compartilhar algumas estratégias e dicas que podem ajudar na preparação para a prova.

O que eu acho sobre certificações ? O processo preparatório é uma ótima oportunidade para nos aprofundarmos e refinarmos nossos conhecimentos: sempre aprendo e evoluo demais quando estou estudando para uma certificação específica. Fazer só pelo título? Pelo papel ? Na minha visão, não faz muito sentido.

Certificado - PSM II

Seguem alguns detalhes sobre a prova da PSM II ™ (você também pode acessar esta planilha comparativa com certificações sobre Agile e Scrum disponíveis no mercado):

  • Taxa de Inscrição: U$250 dólares americanos
  • Língua: Inglês
  • Escore para aprovação: 85%
  • Tempo: 90 minutos
  • Número de questões: 30
  • Dificuldade: Avançado
  • Formato das Questões: Múltipla escolha, Múltiplas Respostas e Verdadeiro/Falso (nenhuma questão discursiva)
  • No caso de reprovação: é necessário pagar os U$250 dólares novamente
  • Validade: a certificação não expira e não precisa ser renovada

Diferente da certificação de entrada PSM I ™, onde o tempo de prova é super apertado (80 questões em 60 minutos), na PSM II ™ o tempo de 90 minutos é mais que suficiente para resolver as 30 questões: terminei e revisei todas as questões em aproximadamente 60 minutos. Entretanto, na PSM II ™ você não terá questões “decoreba” ou “introdutórias” como vemos na PSM I ™: as questões serão situacionais e sua experiência prática com o Framework Scrum será necessária.

Então, vamos às dicas de preparação para os colegas que desejam fazer a prova:

1) Não pule etapas: faça a PSM I ™ antes da PSM II ™

Não é obrigatório fazer a PSM I ™ antes de fazer a PSM II ™. Vi uma pessoa sendo reprovada exatamente por tentar pular a prova de fundamentos. A PSM II ™ é uma prova avançada e não de fundamentos: a Scrum.org pressupõe que os fundamentos já estão dominados por você.

Cada questão na PSM II ™ é muito valiosa para alcançar o escore final de 85%, então, escorregar em conceitos básicos apresentados nas questões situacionais será fatal. Lembre que estamos falando de U$250 dólares a cada tentativa (o preço do reteste no caso de reprovação é o mesmo).

Para encarar a PSM II ™, eu recomendo que você já esteja recorrentemente acertando 100% das questões dos simulados preparatórios para a PSM I ™ presentes nos sites da Scrum.org e do Mikhail Lapshin. Os fundamentos já devem estar completamente dominados.

Caminhos PSM II

Não pule os degraus!

2) Adquira experiência prática como Scrum Master

Por conter questões situacionais, a experiência prática como Scrum Master será mandatória para a sua aprovação. Ter se deparado com diversas situações reais envolvendo o Framework Scrum e conhecer na prática os efeitos negativos de suprimir ou modificar alguns de seus elementos (ScrumBut) te darão um melhor embasamento para análise das situações apresentadas.

Se fosse recomendar um período mínimo, eu diria que uma experiência de 2 a 3 anos como Scrum Master é bem relevante antes de encarar a PSM II ™. Claro que não existe regra fechada: o processo de aprendizado varia de pessoa para pessoa e a Scrum.org não apresenta qualquer pré-requisito para a realização da prova.

No meu caso, fiz a prova após participar ativamente de 80 Sprints no Tribunal do Trabalho do Ceará, além de acompanhar times em várias áreas de atuação (na TI e além da TI). Só encarei a PSM II ™ três anos depois da PSM I ™.

Ganhe experiência como Scrum Master

3) Se possível, faça um curso preparatório ao vivo ou participe de um grupo de estudos

Ter a possibilidade de fazer um curso preparatório, especialmente se for conduzido por um profissional PSM III ™ ou PST ™ (Professional Scrum Trainer), te dará uma visão mais clara dos “porquês” de cada elemento do Scrum. E compreender os “porquês” é essencial para a PSM II ™.

É bacana que o curso seja ao vivo (não necessariamente precisa ser presencial). A troca de experiências com outros Scrum Masters que estarão na turma será muito relevante, desta maneira, apenas assistir a aulas gravadas não te fará refletir tanto quanto participar de aulas e debates ao vivo.

No meu caso, fiz um curso preparatório para a PSM II ™ ao vivo e a distância pela TiExames com o mestre Kelvin Weiss (PSM III ™). Achei a dinâmica e a didática do curso excelentes (sem nenhum Jabá). Mesmo a distância, as trocas de experiências entre os participantes foram o grande diferencial. Além das reflexões nas aulas, criamos um grupo de estudos no WhatsApp e estávamos constantemente compartilhando situações, dúvidas e questões simuladas para debate (literalmente, criamos nosso grupo de estudos).

Você também poderá localizar cursos preparatórios na própria Scrum.org, sempre ministrados por um PST ™. Os cursos da Scrum.org costumam ser presenciais.

Se você está sem grana para bancar o curso, a participação em um grupo de estudos será muito relevante. Entre em grupos como o Descomplicando a Agilidade (no Telegram) e tente localizar outras pessoas que também estão estudando para trocas de experiências.

Grupo de Estudos - Scrum Masters

4) Domine o Guia Scrum

Parece besteira destacar isso, mas você deve conhecer a fundo cada parágrafo do guia Scrum. Em alguns atualizações do Guia, a Scrum.org faz ajustes em simples palavras, apenas para trazer uma melhor compreensão do que o Guia recomenda. Algumas dicas:

  • Mude a ordem de leitura das seções do Guia. Sim, você terá mais atenção no início da leitura. Se você sempre ler do início para o final do Guia, é bem provável que no final você já tenha perdido um pouco de atenção. Mude a ordem da leitura das seções do Guia, assim, sempre terá maior atenção nos detalhes;
  • Faça uma leitura e, a cada parágrafo, reflita sobre o “porquê” da sua presença no Guia. Compreenda o real objetivo do que está sendo proposto;
  • Leia o Guia Scrum em inglês. A prova será em inglês, então não faz sentido investir seu tempo na versão traduzida;
  • Destaque palavras chave do Guia. Ex: “forecast”. Contexto: “The Development Team works to forecast the functionality that will be developed during the Sprint”. O Time de Desenvolvimento se compromete com a Meta da Sprint mas faz apenas o forecast dos SPBIs (Selected Product Backlog Items).

5) Leituras recomendadas

Na Scrum.org você terá uma página exclusiva com leituras recomendadas para a PSM II ™. Minha recomendação: leia TODOS os artigos recomendados nesta página e faça resumos deles. Nestes artigos, você verá o desdobramento de alguns conhecimentos que não são tão detalhados no Guia Scrum. Acredite, várias questões lidam sobre conhecimentos ou situações apresentados nesses artigos.

Quanto aos livros presentes na página de leituras recomendadas, eles são muitos, então dificilmente você conseguirá ler todos. Se possível, leia o excelente Scrum – A Pocket Guide do Gunther Verheyen. Ele é um livro super conciso mas extremamente focado nos “porquês”. O Coaching Agile Teams da Lyssa Adkins também te dará excelentes direcionamentos para situações práticas.

Na prova da PSM II ™ você também poderá encontrar algumas questões sobre fundamentos de Scrum em Escala (nada muito profundo). Assim, recomendo que você leia o Nexus Guide umas duas ou três vezes apenas para ter noções de como ele funciona. Depois das leituras do Nexus Guide, faça algumas vezes o simulado Nexus Open da Scrum.org, só para fixar os conteúdos.

Livros Recomendados - Scrumorg

6) Estude fazendo resumos

A medida que estiver avançando nas suas leituras e estudos, vá fazendo resumos dos “insights” ou novos aprendizados que você teve. Nunca leia o mesmo material duas vezes: sempre elabore seu resumo para que, em casos de dúvidas ou revisões, você recorra unicamente ao resumo.

Embora você não vá encontrar questões “decoreba” na PSM II ™, é interessante registrar nos resumos os entendimentos mais precisos ou refinados que você aprendeu. Registre nos resumos aquilo que “foi novo”para você ou que você gostaria de esquematizar no papel. Periodicamente, revise seus resumos. Revise-os na semana em que for fazer a prova. No meu artigo Como fui aprovado nos concursos que fiz ? 18 estratégias de preparação falo um pouco mais sobre a importância dos resumos nos processos de preparação para provas.

7) Resolva questões simuladas

No curso que fiz, o instrutor nos disponibilizou uma série de questões simuladas, em nível de dificuldade bastante similar ao da prova real. Imagino que no curso da Scrum.org eles também disponibilizem algumas questões simuladas. Se você não poderá fazer um curso preparatório, dá uma olhada nesse simulado elaborado pelo Simon Kneafsey. Você terá uma boa noção do estilo das questões: enunciados maiores, em geral narrando uma situação de um time, em que você, como Scrum Master, precisará tomar a melhor decisão possível.

Lembre que, em algumas questões, mais de uma opção estarão corretas. Nestas questões, vestindo a carapuça de Scrum Master e olhando para a situação específica, você deverá escolher a melhor resposta. Essas, sem dúvida, são as questões mais chatinhas.

Simulado X Na Prova

Simulado X Na Prova

8) Ensine sobre Scrum e Gestão Ágil

Simm, esse foi um dos aspectos mais bacanas da minha preparação. Antes de fazer a prova, ministrei uma turma preparando meus colegas da TI do TRT Ceará para as certificações PSM I ™ e PSPO I ™. Passamos 28 horas em sala de aula destrinchando vários elementos da Gestão Ágil, seja na Gestão de Produtos ou de Projetos, apresentando os elementos do Framework Scrum e com várias pitadas de Lean. Os slides que utilizei estão liberados aqui no Blog Eu na TI.

Foi muito legal! Quem ensina, aprende duas vezes. Não podemos esquecer que uma das possíveis atuações do Scrum Master na organização é como professor e disseminador da Gestão Ágil. Ministrar esse treinamento fazia parte da minha estratégia de preparação para a PSM II ™ e aqui pude me aprofundar nos “porquês” de cada elemento do Scrum. Ganha Ganha.

Conclusão

Espero que as dicas aqui apresentadas possam te ajudar na preparação para a certificação PSM II™. Se você já fez a prova, adiciona um comentário com suas dicas e experiências para os demais leitores. Bora ajudar a comunidade ?

Quem sabe, até 2020 tomo coragem para enfrentar a PSM III ™ com suas questões discursivas. 😉

Um forte abraço e #boraagilizar

Deixe uma resposta