Dinâmica - aeroPORTO Ágil

Gestão Ágil além da TI e no Serviço Público – Material Gratuito

Em Cursos, Gestão, Gestão Ágil por Jonathan Maia

Mundo afora, a Gestão Ágil cresce a passos largos, especialmente na área de Tecnologia da Informação (TI). Mas e além do mundo da TI ? É possível adotá-la com resultados positivos?

Compartilho abaixo o material completo (e gratuito) utilizado no curso Gestão Ágil na Formação de Times Além da TI, que ministro desde 2017 no Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (também em algumas outras instituições públicas e privadas).

Como faço com todos meus cursos, o material está sob a licença Creative Commons: utilize, modifique e distribua a vontade (só é necessário manter os créditos e a mesma licença).

Embora o material seja completamente aplicável ao mundo privado, o principal objetivo dele é impactar positivamente os serviços públicos em nosso país através da Gestão Ágil (Agile) e da Gestão Enxuta (Lean).

Download dos slides no formato .pdf
Download dos slides no formato .odf (melhor visualização no OpenOffice ou LIbreOffice)

Com a aplicação de conceitos, princípios, valores e técnicas da Gestão Ágil e do pensamento Lean (precursor da Gestão Ágil), algumas unidades administrativas e judiciárias (fora do mundo da TI) do TRT-CE têm relatado benefícios e impactos positivos em seus ambientes e processos de trabalho.

Dê uma olhada em alguns relatos de unidades que já colocam os conceitos em prática:

Relatos TRT Ceará

Iterações curtas (sprints), entregas constantes, empirismo (transparência, inspeção e adaptação), maximização de valor, timebox, ciclo PDCA, kanban, limitação de work in progress, sistema puxado versus sistema empurrado e kaizen são alguns dos conceitos disseminados (com terminologias simplificadas), incluindo aplicações no âmbito pessoal ou familiar, trazendo benefícios individuais e à organização.

Esse é o vídeo de chamada para o curso, com fotos e vídeos de turmas já realizadas:

A apresentação da Gestão Ágil para unidades de fora da TI no TRT iniciou entre 2015 e 2016. Ao ministrar uma turma de Scrum para a Secretaria de Tecnologia, convidei alguns representantes de unidades de negócio (de fora da TI). Dos que participaram, apenas um colocou os conceitos em prática. Assim, terminamos o ano de 2016:

Scrum no TRT7 - ano 2016

Refletindo sobre os porquês da baixa adesão do Scrum fora da TI e colhendo feedbacks com colegas, concluí que precisaria focar nos conceitos da Gestão Ágil (depois someis os fundamentos da Gestão Enxuta – Lean), me desprendendo de frameworks ou métodos específicos. Foi nesse momento onde nasceu o Organizador Ágil, carinhosamente apelidado de Oppa!

O Organizador Ágil mistura elementos do Scrum, Manifesto Ágil, Lean, gtd© (getting things done), Ciclo PDCA e kanban, sempre utilizando termos simples, de fácil compreensão por pessoas sem formação em gestão, atendendo a unidades que lidam com projetos ou operações.

Um “plus” para atrair a atenção das pessoas é a utilização do Organizador Ágil para gestão pessoal ou familiar, em especial com as influências do gtd©, do livro Eat That Frog e do Inbox Zero.

Na verdade, o nome dado à abordagem pouco importa, e aqui eu gostaria de deixar isso “bem claro”. Não é o Organizador Ágil que faz a diferença, mas sim os princípios e valores por trás dos fundamentos teóricos que serviram de base para ele. Utilize tais princípios e valores na sua organização, batize com o nome que desejar e evolua conforme suas necessidades. Isso sim fará a diferença!

Nos slides do curso detalho o Organizador Ágil, sempre intercalando sua apresentação com dinâmicas práticas (também disponíveis nos slides). Percebi uma maior adesão nas turmas em que fiz mais dinâmicas práticas.

Junto ao Organizador Ágil, apresento o Trello como ferramenta para a manutenção do Quadro de Atividades (kanban). Assim, além de mostrar como se faz um kanban na parede com Post-Its©, apresento uma ferramenta que permite construir kanbans online (especialmente úteis para times com pessoas em home office).

Nos anos de 2017 e 2018 passamos a ter um maior sucesso na adoção dos conceitos apresentados por unidades fora da TI:

Esse é um trabalho ainda em andamento e enfrentamos várias dificuldades pelo caminho. Dá uma olhada em algumas das “reclamações” ou “dores” mais recorrentes:

De cara, qualquer processo de melhoria enfrenta resistências. Na minha humilde opinião, até aquelas abordagens que se julgam evolucionárias e não “mudam” a forma de trabalhar acabam gerando resistências em alguns mais conservadores.

Prepare-se para as resistências, elas serão quebradas com resultados práticos, reais e com o boca a boca: “caramba, você já viu como a unidade ao lado está se organizando e como estão melhorando os resultados ?”

Outro ponto é não se frustar caso nem todos os conceitos apresentados sejam adotados inicialmente por todas as unidades. Algumas unidades trabalharão com ciclos (sprints), outas não, adotando uma abordagem de fluxo contínuo. Algumas utilizarão poker para pontuação de “atividades”, outras não. Algumas terão um quadro de atividades (kanban) mais elaborado, refletindo o fluxo de valor/processo de trabalho, outras terão um quadro mais simples. Cada unidade terá um ritmo próprio e é importante respeitá-lo, diminuindo as resistências.

O importante é que, paulatinamente, os conceitos, princípios, ferramentas e práticas passem a ser difundidos na organização, conduzindo a um processo de melhoria contínua. Hoje, no TRT Ceará, esse é um movimento que já conta com alguns multiplicadores, e essa é a beleza de movimentos de melhoria continua: eles envolvem e contagiam!

Manifesto Ágil

Lean Thinking

A tão famosa “transformação ágil” não é algo que acontecerá do dia para noite, mas sim um processo lento. Cabe a nós, que temos contato com abordagens de gestão eficientes, com foco na entrega de resultados e nas pessoas, disseminarmos um pouquinho do que temos aprendido, muito além da TI.

Um case que sempre gosto de citar é o do Leandro Sanches, que tem disseminado Gestão Ágil em várias prefeituras da Baixada Santista. Dá uma olhada no Webinar “Prefeitura Ágil e Lean: É Possível?” com a participação do Leandro e do Vitor Massari.

Espero que o material aqui disponibilizado seja útil para sua realidade, e que possamos mudar a cara do nosso serviço público!

Curta nossas páginas nas redes sociais para acompanhar novas postagens.

Em breve, mais conteúdos de qualidade para você aqui no Blog Eu na TI, o seu Blog sobre Tecnologia da Informação.

Um forte abraço e até mais.

Comentários

  1. Pingback: Gestão Ágil em um Setor de Folha de Pagamento de órgão público: é possível? - Eu na TI

  2. Pingback: Como fui aprovado na certificação PSM II ™ ? 8 dicas de preparação - Eu na TI - Por Jonathan Maia

Deixe uma resposta