Framework Scrum

Seja Ágil com Scrum

Em Cursos, Gestão Ágil por Jonathan Maia

Como havia relatado anteriormente, eu estava finalizando o material do curso Seja Ágil com Scrum, que aborda o gerenciamento de produtos complexos e projetos com o Scrum, o Framework ágil mais difundido no mercado e governo.

Seguindo os preceitos de Conhecimentos livres, resolvi disponibilizar o material do curso através da licença Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0), que permite a utilização, distribuição e alteração do material de maneira livre e gratuita, desde que não seja para fins comerciais e que os créditos da versão inicial sejam atribuídos a mim. 🙂 A versão inicial do material contém quase 300 slides e pode ser utilizada para aprender sobre Agilidade e Scrum, preparações para concursos públicos ou mesmo para certificações Scrum.

No início da semana (em 2015), ministrei a primeira turma do curso em questão no Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, onde atuo como Analista de Tecnologia da Informação (atualização em 2017: Scrum e Kanban são uma realidade aqui, inclusive nas áreas de negócio). Os resultados foram muito positivos e animadores.

Ao contrário do que é feito em diversas empresas ou instituições, nas quais a gestão ágil fica restrita à área de Tecnologia da Informação, decidimos abrir a turma piloto no TRT também para áreas de negócio, incluindo áreas administrativa e judiciária. Foi muito legal, um dia após o curso, ver servidores das áreas de negócio me ligando para iniciar sua primeira Sprint. Uau!!! Que motivante!!

Mundo afora, Scrum e a gestão ágil têm sido utilizados nas mais diversas área de conhecimento, incluindo educação (EduScrum), Startups (Lean Startup), engenharia, arquitetura ou TI. Gigantes como Nasa, FBI, Microsoft e Google utilizam métodos ágeis em seus projetos multimilionários. Uma das dinâmicas do curso Seja Ágil com Scrum é construir aviões ou barcos de papel (origamis), inicialmente com Ciclo PDCA (Plan Do Check Act) puro, depois com Scrum. Se o Scrum atende desde uma simples fábrica de origamis até projetos de empresas ou órgãos gigantes, por que não serviria para nossos projetos profissionais ou pessoais ?

Curso Build Your Own First Person Shooter Survival Game in Unity

Ciclo PDCA

Alguns amigos dão risada quando falo que uso princípios de Agilidade, Scrum e KanBan para organizar minhas atividades pessoais. Minha esposa e eu mantemos um quadro Kanban com o uso do Trello, fazemos reunião de planejamento da nossa semana e até mantemos estimativas de esforço (Pontos de História) e velocidade. O grande ponto é que não usamos nenhum desses termos técnicos, o que possibilitou explicar os conceitos de Agilidade para minha esposa, que é dentista, em menos de vinte minutos. Depois farei um post mais detalhado sobre o assunto para os interessados de plantão. Uma coisa digo, para nós que estávamos procastinando (vulgo enrolando) bastante em atividades profissionais, estudos ou mesmo tarefas de casa, foi revolucionário.

É impressionante ver o que equipes com possibilidade de auto-organização, princípio fundamental da Agilidade, são capazes de fazer. Na dinâmica da fábrica de origamis, uma das equipes teve a simples ideia de dobrar múltiplas folhas de papel juntas. Conclusão: construíram bem mais aviões que outras equipes que não observaram esta possibilidade. Uma simples ideia (que nem este instrutor que vos fala havia pensado) surgiu de um time auto-organizado e levou a produção a um nível superior. Empresas grandes e pequenas e mesmo o governo já têm colhido diversos benefícios decorrentes da Agilidade.

O curso Seja Ágil com Scrum inicia com uma breve retrospectiva sobre gerenciamento tradicional de projetos, ou mesmo a ausência dele (Extreme Go Horse). Os fundamentos da Agilidade são esclarecidos, incluindo as principais inspirações e o fluxo de conhecimentos e técnicas até a chegada do Manifesto Ágil e do Scrum. O Framework Scrum é detalhado em seus eventos, artefatos, papéis, além das técnicas que são usualmente utilizadas junto ao Scrum. Alguns passos e abordagem práticas são sugeridos para utilização do Framework. Adoção do Scrum no mercado e governo Brasileiro também é abordada, inclusive com citações de acórdãos do Tribunal de Contas da União sobre Agilidade. Por fim, busquei fazer uma rica pesquisa bibliográfica na elaboração do curso, então, existem diversos materiais interessantíssimos para consulta posterior.

eXtreme Go Horse

eXtreme Go Horse

Acredite, deu muito trabalho montar esse material, entretanto, foi algo feito com muito prazer e satisfação, tendo em vista que o assunto é muito interessante e tem potencial para trazer grandes mudanças em nossos métodos de trabalho, seja na iniciativa privada ou no governo.

Disponibilizei os slides do Curso através do SlideShare. Para fazer o download, é só clicar clicar no canto inferior direito da apresentação abaixo e, na tela de destino, clicar em download.

Espero que o material seja útil e possa auxiliá-lo na utilização dos valores ágeis e do Scrum. Minha meta é fazer postagens menores sobre o material, detalhando mais cada uma das seções.

Acesse as próximas postagens:
Ainda no eXtreme Go Horse? Seja Ágil com Scrum – Parte 2
História da Agilidade e do Scrum – Seja Ágil com Scrum – Parte 3

Por favor, curta e compartilhe nossas páginas nas redes sociais para ajudar a manter o Blog.

Um forte abraço e até mais.

Olá, sou Jonathan Maia, marido, pai, apaixonado por tecnologia, gestão e produtividade. Atuo na gestão e desenvolvimento de sistemas de informação como analista de TI do TRT Ceará (servidor público federal).

Possuo as certificações em gerenciamento de projetos Project Management Professional (PMP) e Professional Scrum Master I (PSM I), além de especialização em gerenciamento de projetos de TI (2011) e bacharelado em ciências da computação pela UFC (2008). Também sou desenvolvedor Full Stack e possuo experiência em diversas arquiteturas / plataformas.

Fui aprovado e nomeado nos concursos públicos do TJ-CE, Dataprev, Serpro e TRT Ceará, assumindo nos três últimos. Já tive experiências profissionais em redes metropolitanas de alta velocidade (GigaFOR/RNP), business intelligence, desenvolvimento de sistemas e gestão de projetos (tradicionais e ágeis).

Como adepto da gestão ágil, desenvolvi o Organizador Ágil, um método ágil, simples e leve que auxilia no aumento da produtividade e organização pessoal, familiar ou profissional. Também mantenho o Blog Eu na TI.

Deixe uma resposta