Blog Eu na TI – I’m back

Em Geral, Sistemas operacionais por Jonathan Maia

Pessoal brinca que nos últimos anos eu me tornei um programador de Google Docs (só escrevendo despachos, relatórios, processos administrativos, etc). Mas sempre que posso, AMO brincar um pouquinho, e hoje a brincadeira foi massa: resolvi voltar a escrever aqui no  Blog Eu na TI, que estava sem publicações desde 2020, e como primeiro passo fui atualizar tudo que estava desatualizado (versões do WordPress, PHP, plugins, temas, etc).

Na primeira atualização, quebrei tudo! WordPress dando estouro de memória no PHP. Rsrsrsrs. E foi aí onde iniciou toda a diversão. Primeiro passo, verificar se minhas rotinas de backup, configuradas em 2017, estavam funcionando adequadamente. E estavam, tanto do banco de dados, quanto dos conteúdos estáticos. Já deu uma tranquilizada no coração.

Segundo passo, tentar localizar se algum dos plugins estava causando o problema: sem painel administrativo do WordPress funcionando. Aí, meus amigos, os quase 5 anos trabalhando no POP-CE da RNP foram como andar de bicicleta, a gente não esquece! SSH, SFTP e Linux na veia! Mas bateu uma saudade braba! Naquela época (2004 a 2008) o negócio era raiz demais, gerenciador de pacotes (tipo apt-get) ? Pouco se usava, padrão era baixar código, compilar, compilar dependências, choro e ranger de dentes, milhões de pesquisas no Google até fazer as coisas funcionarem redondinhas.

Todos plugins do WordPress devidamente desativados, e nada! Tema desativado, e nada! Estouro de memória! Antes de partir pra restaurar o backup, resolvi fazer um downgrade do WordPress na mão! Baixar versão limpa do WordPress, selecionar quais arquivos pras sobrescrever sem remover meus conteúdos e sem sobrescrever o wp-config. E nada! Até que percebi uns lixos da solução de cache que utilizo no servidor que estavam ofuscando minha visualização das alterações que fazia. Removida de forma definitiva a solução de cache na mão (imagem em anexo), “habemos” painel administrativo do WordPress: comecei a dançar na sala e meu filho morreu de rir (também é que nem andar de bicicleta).

Daí toquei a reativar e atualizar os plugins um a um, além do tema! Tudo funcionando! Exceto o CSS do tema que eu havia personalizado, que se perdeu na atualização (e fica armazenando em banco)! Aí bateu aquela preguiça de restaurar o backup do banco de dados e caçar onde a personalização do CSS ficava. Mas por muita sorte, e sem querer querendo, eu tinha deixado uma aba aberta no Blog antes de quebrar tudo que ainda me permitia inspecionar os elementos e seus estilos com as ferramentas de desenvolvedor do Firefox (daí foi mole, pegar os estilos e personalizar novamente no tema).

Depois de muito pesquisar, descobri que meu tema precisava ser atualizado antes da versão do WordPress, senão ele dava estouro de memória. Em resumo, isso que causou todo o problema.

E tudo isso pra dizer que o Blog Eu na TI está de volta à ativa! Vou tentar sempre postar minhas reflexões e brincadeiras no mundo de TIC, Gestão e Produtividade por aqui no LinkedIn e por lá, ainda que os textos sejam curtinhos!

Deixe uma resposta