O kanban na auto peças

Em Gestão, Gestão Ágil por Jonathan Maia

Esses dias estive em uma grande auto peças de Fortaleza e, para minha surpresa, havia um telão com um kanban para acompanhamento dos pedidos pelos clientes (em formato de lista ao invés de colunas, o que prejudica um pouco a visualização por causa da rolagem, mas não deixa de ser um kanban).

Agora, você só pode ir pagar quando seu pedido está separado (verde) no quadro, ou seja, os clientes precisam acompanhá-lo.

Enquanto esperava meu pedido, fiquei próximo ao quadro acompanhando as reações (elas valem ouro).

De repente, um cliente bradava: “Eles só fazem coisas para complicar”, e imediatamente outros dois ou três reforçavam a reclamação.

Um tempo depois, chega um senhor para mim e repete a mesma frase “Eles só complicam, né?”. Empaticamente, sorrio e respondo brincando: “Né não?”.

Entrando na conversa, outro cliente disse que estava era gostando: “Agora eu sei se está perto ou longe e ninguém passa na minha frente”.

Parecia haver uma “cegueira” em relação ao quadro: várias pessoas, ao invés de olhar para o quadro, perguntavam para mim ou para a pessoa ao lado se o pedido estava pronto.

Também notei uma certa ansiedade nas pessoas acompanhando o quadro.

Lições aprendidas

Aprendi muito nesse dia. Toda mudança é traumática, ainda que adicione mais transparência, e precisa ser muito bem pensada.

Os resistentes e os apoiadores sempre estarão lá! Haveria uma estratégia de transição para reduzir a resistência ? E se algum funcionário, mesmo com o quadro lá, continuasse chamado o nome da pessoa em voz alta quando o pedido estivesse separado (como era antes) por um período de transição?

Em alguns casos, sabemos que o “mal precisa ser dito de uma única vez”, como dizia Maquiavel, mas haveria alguma estratégia para maior engajamento?

Enfim, muitos insights em uma simples ida à loja.

PS – Observe o nome do separador: “DOGÃO”. Eu ri! Rsrss

Um forte abraço!

#boraagilizar

Jonathan Maia

Comentários

  1. Com certeza toda manduça em um sistema já começa a ter resistência pelos funcionários no início e depois por clientes, sesse caso ai os que reclamaram com certeza eram os que furavam a fila!

Deixe uma resposta