Estudos para certificação PMP®

Em Certificações, Gestão por Jonathan Maia

No último mês, decidi iniciar os estudos para a certificação PMP® (Project Management Professional) do instituto PMI e, nesta postagem, irei compartilhar as estratégias de estudo que estou adotando. Espero que elas funcionem e, quem sabe, sejam úteis a outros colegas. 🙂

Conforme expliquei na Segunda Parte das postagens sobre agilidade e Scrum, o Guia PMBOK® continua sendo uma rica fonte de conhecimentos sobre gerenciamento de projetos, mesmo em ambientes ágeis. Embora já tenha estudado bastante o Guia PMBOK® durante minhas preparações para concursos públicos, existem algumas técnicas e ferramentas que gostaria de dominar com maior profundidade, além do que, a certificação tem um peso razoável no mercado e governo.

Junto ao treinamento da TIExames, estou estudando o Guia PMBOK®, que possui uma leitura leve e tranquila. Minha meta é finalizar as vídeo aulas e a leitura do Guia até o final de janeiro de 2016, para então iniciar a leitura do famoso Preparatório para o Exame de PMP® da Rita Mulcahy, tido como a principal fonte de estudos para a certificação.Iniciei minha empreitada buscando um treinamento formal em gerenciamento de projetos com pelo menos 35 horas (é um dos requisitos para certificação). Como já havia feito o curso preparatório para a certificação Professional Scrum Master I® no site TIExames, acabei decidindo por comprar o preparatório para a certificação PMP® deles. O curso da TIExames é bastante completo, em vídeo aulas, e o professor é bastante didático. Estou na metade do curso e bastante satisfeito com o material disponibilizado.


Para mais informações sobre a certificação, como requisitos e taxas, é interessante dar uma lida no Manual da Certificação PMP®.A certificação é bem carinha (mais de 500 dólares) e, com o dólar a quase quatro reais, não quero fazer a prova mais de uma vez, por isso estou me preparando através do máximo de materiais disponíveis (vídeo aulas, guia PMBOK e livro de apoio da Rita).

Em resumo, estou utilizando as seguintes estratégias durante os estudos:

  • Assistindo vídeo aulas do curso preparatório para a certificação PMP® do site TIExames;
  • Realizando a leitura do Guia PMBOK®;
  • Realizando a leitura do livro Preparatório para o Exame de PMP® da Rita Mulcahy;
  • Criando resumos de tudo que estou estudando;
  • Resolvendo questões e praticando simulados.

Espero ser bem sucedido em minha empreitada e que as informações possam auxiliar colegas que também desejam tirar a certificação PMP®. Em breve, quando estiver com a certificação em mãos, volto a fazer uma postagem. 🙂

Por favor, curta e compartilhe nossas páginas nas redes sociais e assine o feed de notícias para acompanhar nossas postagens.

Um forte abraço e até mais.

 

ATUALIZAÇÃO: Confira a postagem após a aprovação. 🙂

Deixe uma resposta