escola-brasileira-de-games-ferramentas-desenvolvimento-multiplataforma

As mais populares ferramentas para desenvolvimento multiplataforma

Em Game Dev, Programação por André Avelino

À medida que o mercado se desenvolve e amadurece, desenvolvedores planejam a portabilidade de seus projetos para múltiplas plataformas

O desenvolvimento de games e apps multiplataforma requer muita pesquisa, planejamento e tempo, por conta da ampla variedade de linguagens de programação. Felizmente, algumas ferramentas para desenvolvimento multiplataforma surgiram para auxiliar os desenvolvedores nessa tarefa. Confira as 6 ferramentas mais populares:

Xamarin

Para os desenvolvedores mais avançados, Xamarin é baseado em C#, e seu código executado em um framework .NET antes de compilar. Fácil utilização em grandes projetos.

PhoneGap

Também conhecido como Apache Cordova, é uma das melhores opções para desenvolvedores iniciantes. O PhoneGap é gratuito, seu código é aberto e possui uma extensa biblioteca de plugins. Desenvolvedores devem se ater às métricas e ao desempenho do seu JavaScript.

escola-brasileira-de-games-aplicativos-multiplataformas

Appcelerator

Esta ferramenta fornece uma API JavaScript e diversos recursos de interface de usuário. Desenvolvedores simplesmente o codificam em JavaScript, e o framework do Appcelerator trabalha os elementos da interface. O uso de JavaScript padroniza o desenvolvimento em todas as plataformas, e oferece aos devs vários recursos adicionais, tais como analytics e BaaS (backend-as-a-service).

Rhomobile

Este framework utiliza Ruby para tornar os aplicativos compatíveis com múltiplas plataformas. Recursos como RhoHub e RhoSync, oferecem ainda mais valor para a ferramenta.

Unity

A Unity está entre as mais populares ferramentas de desenvolvimento multiplataforma para jogos, e compõe uma game engine e um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE). Está entre as mais utilizadas pelos desenvolvedores iniciantes e profissionais por oferecer aos seus utilizadores o UnityScript (Custom ECMAScript sintaxe), C#, ou Boo (Python inspired). Seu motor gráfico é bem robusto, como parte do esforço para otimizar o resultado final.

Sencha

Utilizando HTML5, Sencha é um framework para construção de aplicações web que emula a aparência de aplicativos nativos. Tal como o PhoneGap, desenvolvedores devem se ater às métricas e ao desempenho do seu JavaScript em comparação a outros.

Há muitas outras ferramentas de desenvolvimento disponíveis, e os desenvolvedores devem buscar aquela que funciona melhor para o projeto em que estiverem trabalhando.

Fique atento aos fóruns de discussões sobre o assunto e faça uma boa pesquisa para selecionar a ferramenta mais adequada!

Post original: http://escolabrasileiradegames.com.br/blog/as-mais-populares-ferramentas-para-desenvolvimento-de-aplicativos-multiplataforma


Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.

Deixe uma resposta