escola-brasileira-de-games-as-melhores-linguagens-de-programacao-para-app-developers

Quais são as melhores linguagens de programação para app developers?

Em Game Dev, Programação por André Avelino

Uma das primeiras etapas do processo de desenvolvimento de aplicativos é escolher quais são as melhores e mais indicadas linguagens de programação para app developers.

Parece uma decisão simples, mas diferentes sistemas operacionais favorecem diferentes linguagens. Se você quer mergulhar no mundo do desenvolvimento de aplicativos e explorar todas as ferramentas existentes, abaixo estão as cinco principais linguagens de programação que você deve aprender (ou se atualizar, se você já é um desenvolvedor experiente) para transformar o seu app em um negócio rentável e explorar o maior número de mercados possíveis:

Javascript

Esta é provavelmente a mais comum e mais popular entre as linguagens de programação necessárias para o desenvolvimento de aplicativos. É utilizada extensivamente para navegação web, e está presente em tudo que precisa de transição para o mundo móvel.

O Javascript é benéfico porque pode ser usado em uma variedade de plataformas sem muita dificuldade. Para desenvolvedores iniciantes, é relativamente simples para dominar.

Java

Não confundir com Javascript. Java é uma linguagem de programação orientada a objetos independente de plataforma (ou seja, pode ser utilizado em diferentes sistemas operacionais). É extensivamente usada com o sistema operacional móvel Android.

De uma maneira bem simples, podemos dizer que linguagens de programação orientadas a objetos são organizadas em torno de objetos e dados, ao invés de funções e ações. Java é uma linguagem de grande aceitação por desenvolvedores intermediários porque é mais “compreensível” que linguagens como C ou C++. Também há uma extensa lista de bibliotecas à disposição.

C#

(fala-se C-Sharp) é o padrão (e recomendado) para a programação de aplicativos baseados em Windows. É uma linguagem de programação orientada a objetos (como Java) e baseia-se nas linguagens C++ e Java.

Swift

Criado pela Apple, o Swift foi introduzido em 2014, projetado para trabalhar com iOS e sistemas OS X. Foi concebido e planejado para ser mais fácil de aprender, ser menos propenso a erros que outras linguagens e com a ideia de possibilitar a criação rápida, simples e fácil de aplicativos de alto desempenho.

PHP

O PHP é uma linguagem de programação que compartilha semelhanças com outras linguagens de programação baseadas em C. Suporta uma grande variedade de tipos de banco de dados, é extremamente flexível, permitindo orientação a objetos.

Não é de extrema necessidade conhecer as 5 linguagens de programação, porém, quanto você mais souber, mais fácil será fazer com que seus aplicativos funcionem em diferentes sistemas operacionais móveis.

Também é importante manter o controle de quais linguagens de programação estão em alta ou em baixa. A indústria móvel está evoluindo em um ritmo rápido, e há uma grande demanda por maneiras simples de fazer aplicativos híbridos. Quanto mais cedo você aprender novas linguagens, mais competitivo você estará na indústria dos apps.

Post original: http://escolabrasileiradegames.com.br/quais-sao-as-melhores-linguagens-de-programacao-para-app-developers/

Curso gratuito: Monetização em Games e Aplicativos Mobile


Escola Brasileira de Games (EBG) é uma plataforma de ensino, treinamento e aperfeiçoamento de conhecimento nas áreas de gestão empresarial da indústria de jogos, aplicativos mobile e negócios digitais.

Comentários

  1. Pingback: As mais populares ferramentas para desenvolvimento multiplataforma

  2. Estou no início da graduação em Sistemas de Informação começando com algorítimos e c++. Ainda está sendo complexo esse novo aprendizado, mas irei chegar lá.

Deixe uma resposta