Gráficos

Scrum: planilha e gráficos para acompanhar a evolução das Sprints

Em Gestão, Gestão Ágil por Jonathan Maia

Um dos aspectos fundamentais do Scrum e da Gestão Ágil é acompanhar a performance dos Times pelas várias Sprints (ter um registro do que aconteceu e das métrica usadas pelo time). Pensando nisso, e sabendo que muitos Times Scrum optam pela transparência fornecida por quadros físicos (quadros brancos com Postits®) para o gerenciamento do Backlog do Produto e do Backlog da Sprint, criei uma planilha no Google Docs que pode ser utilizada como modelo para registrar e acompanhar os resultados das suas Sprints.

Alguns times também utilizam sistemas/softwares que não fornecem os controles necessários para um bom acompanhamento das Sprints: a planilha em questão também vai auxiliá-los.

A planilha está disponível em: http://bit.ly/planilhaScrum

Como você pode observar, a planilha é bem simples (propositalmente). Se você desejar, é só fazer uma cópia para você (mais instruções na própria planilha) e adicionar as colunas e gráficos adicionais que você deseja acompanhar. Adicione as métricas e os gráficos que seu Time utiliza.

Na planilha, temos duas abas:

Os melhores cursos de programação
  • Sprints – Análises quantitativas (todas as análises numéricas da Sprint com gráficos para fácil acompanhamento);
  • Sprints – Análises qualitativas (o que manter, o que melhorar, ações de melhoria, fatores na Sprint).
Análises quantitativas

Na aba Sprint – Análises quantitativas, as seguintes colunas estão disponíveis e devem ser preenchidas com as informações quantitativas da Sprint (com exceção das colunas com cálculo automático). As colunas são apenas sugestões, personalize-as:

  • SPRINT: Utilize um identificador único para cada Sprint de trabalho;
  • VELOCIDADE (PONTOS RESOLVIDOS): Soma dos pontos de história concluídos na Sprint;
  • FELICIDADE: É a Métrica da Felicidade sugerida pelo Jeff Sutherland no livro Scrum: A Arte de fazer o dobro na metade do tempo. É uma Nota de 0 até 5 que representa a satisfação média (bem estar) dos membros do Time por terem participado da Sprint. Cada membro do Time Scrum dá sua nota (secretamente) e depois é calculada a média;
  • PONTOS PLANEJADOS: Pontos planejados para execução na Sprint (ao final do Planejamento da Sprint);
  • VELOCIDADE / PONTOS PLANEJADOS: Velocidade da Sprint / Pontos planejados para a Sprint;
  • META VELOCIDADE / PONTOS PLANEJADOS: Manter os pontos resolvidos (velocidade) próximos dos pontos planejados (meta ao redor de 100%), de maneira a executar o que foi planejado (nem muito abaixo, prejudicando a evolução do projeto, nem muito acima, sobrecarregando o Time).;
  • PONTOS RESOLVIDOS E NÃO PLANEJADOS: Se o Time desejar, é possível controlar quantos pontos foram resolvidos na Sprint mas não foram planejados no Planejamento da Sprint. Para tanto, uma possibilidade é adicionar um * nas tarefas que entraram para execução na Sprint mas não foram planejadas, assim, será possível distingui-las na Revisão da Sprint;
  • PONTOS RESOLVIDOS E PLANEJADOS: Calculados automaticamente a partir dos pontos resolvidos menos os pontos resolvidos e não planejados;
  • MUDANÇA DE ESCOPO NA SPRINT: Calculada automaticamente. Mudança de escopo na Sprint = Pontos resolvidos e não planejados / Pontos resolvidos;
  • META MÁXIMO MUDANÇA DE ESCOPO NA SPRINT: Uma meta para o máximo de mudança de escopo aceitável em uma Sprint. O ideal é minimizar a mudança de escopo nas Sprints, mas sabemos elas podem acontecer e devemos identificá-las.

Essa é a cara da primeira aba da planilha:

Planilha Scrum

Dá uma olhada em alguns gráficos já disponibilizados nessa aba:

Velocidade da Sprint X Pontos planejados para a Sprint

Velocidade da Sprint X Pontos planejados para a Sprint

Velocidade / Pontos Planejados X Meta

Velocidade / Pontos Planejados X Meta

Pontos planejados X Pontos não planejados

Pontos planejados X Pontos não planejados

Mudança de Escopo X Meta de Mudança de Escopo

Mudança de Escopo X Meta de Mudança de Escopo

O próximo gráfico é muito interessante, e permite acompanhar a evolução da Velocidade do Time em relação à Felicidade do Time. Dos times que já acompanhei, é interessante como na maior parte do tempo a velocidade e a felicidade tendem a andar juntas: se uma sobre, a outra sobre. Faça esse acompanhamento.

Velocidade X Felicidade

Velocidade X Felicidade

Análises qualitativas

Na aba Sprint – Análises qualitativas, as seguintes colunas estão disponíveis e devem ser preenchidas com as informações qualitativas da Sprint:

  • SPRINT: Utilize um identificador único para cada Sprint de trabalho (mesmo da aba anterior);
  • INCREMENTO – O QUE FOI PRONTO NA SPRINT? Incremento do Produto que foi Pronto na Sprint;
  • FATORES NA SPRINT: Fatores que podem ter influenciado nos resultados da Sprint (ex: férias, feriados, interrupções, etc);
  • O QUE FOI BOM? DEVEMOS MANTER: O que foi positivo na Sprint ? Aqueles pontos que devem ser mantidos nas próximas Sprints;
  • O QUE FOI RUIM? DEVEMOS MELHORAR: O que foi negativo na Sprint ? Aqueles pontos que devem ser melhorados nas próximas Sprints;
  • AÇÕES DE MELHORIA PARA PRÓXIMA SPRINT: A partir dos pontos ruins, elencar algumas ações de melhoria que, obrigatoriamente, devem entrar no Backlog da próxima Sprint.

Observe que a maior parte das informações da planilha serão preenchidas nos eventos de Revisão e Retrospectiva da Sprint, mas nada impede que algumas informações já possam ser registradas ainda durante a Sprint (ex: análises qualitativas, pontos positivos, pontos negativos, etc).

Dá uma olhada na cara da segunda aba:

Aba Análises Qualitativas

Aba Análises Qualitativas

Espero que essa planilha possa auxiliá-lo a acompanhar melhor os resultados dos seus Times Scrum.

Agradeço se você puder curtir e compartilhar esse artigo em suas redes sociais.

Assine nosso Blog por e-mail e curta nossas páginas nas redes sociais para acompanhar novas postagens.

Sabia que você também pode escrever para o Blog Eu na TI?

Em breve, mais conteúdos de qualidade para você aqui no Blog Eu na TI, o seu Blog sobre Tecnologia da Informação.

Um forte abraço e até mais.

Olá, sou Jonathan Maia, marido, pai, apaixonado por tecnologia, gestão e produtividade. Atuo na gestão e desenvolvimento de sistemas de informação como analista de TI do TRT Ceará (servidor público federal).

Possuo as certificações em gerenciamento de projetos Project Management Professional (PMP) e Professional Scrum Master I (PSM I), além de especialização em gerenciamento de projetos de TI (2011) e bacharelado em ciências da computação pela UFC (2008). Também sou desenvolvedor Full Stack e possuo experiência em diversas arquiteturas / plataformas.

Fui aprovado e nomeado nos concursos públicos do TJ-CE, Dataprev, Serpro e TRT Ceará, assumindo nos três últimos. Já tive experiências profissionais em redes metropolitanas de alta velocidade (GigaFOR/RNP), business intelligence, desenvolvimento de sistemas e gestão de projetos (tradicionais e ágeis).

Como adepto da gestão ágil, desenvolvi o Organizador Ágil, um método ágil, simples e leve que auxilia no aumento da produtividade e organização pessoal, familiar ou profissional. Também mantenho o Blog Eu na TI.

Deixe uma resposta