Powered by Wordpress

Eu na TI totalmente reformulado: migração do Blogger para o WordPress

Em Notícias por Jonathan Maia

Sim, o Blog Eu na TI foi totalmente reformulado. Nos últimos meses, fiz a migração do conteúdo do Blogger para o WordPress, além de uma total reformulação da identidade visual. Nesta postagem, gostaria de compartilhar com você as diversas novidades do Blog, inclusive a possibilidade de compartilhar seus próprios artigos para nossos leitores, além de algumas dicas para quem desejar fazer a mesma migração para o WordPress com hospedagem própria.

Com o crescimento na quantidade de visualizações do Blog Eu na TI, comecei a ver diversas limitações no Blogger: a quase inexistência de plugins de conteúdo mais elaborados, dificuldade para compartilhar postagens nas redes sociais (totalmente manual, com exceção do Google+), dificuldade para fazer Search Engine Optimization, backups manuais, impossibilidade de dar mais “poder” aos usuários do Blog, etc. Daí, tomei a decisão de partir para uma hospedagem própria com WordPress, e foi uma ótima decisão. 😉

Nova Estrutura do Blog

Na figura abaixo, você pode ver nosso novo menu principal. A página Concursos TI possui uma lista atualizada dos últimos concursos com vagas para Tecnologia da Informação: sei como é difícil achar essas informações centralizadas. Essa lista é colaborativa, então, se você localizar algum concurso que não está lá, é só nos avisar pelo formulário disponibilizado na própria página. Se você não possui um Blog pessoal e deseja compartilhar seus artigos com a comunidade, agora você poderá publicá-los aqui, sem nenhum custo. Isso mesmo, é só ver as instruções de publicação e aguardar a nossa revisão.

Novo Menu do Blog

Novo Menu do Blog

Na barra lateral, você também poderá se inscrever para receber nossas novas postagens por e-mail (semanalmente), o que é uma ótima comodidade. Com a flexibilidade do envio de e-mails proporcionada pelo plugin MailPoet do WordPress, você também poderá receber no seu e-mail materiais completos sobre Scrum e sobre Gestão ágil pessoal e profissional.

No novo rodapé, você visualizará uma nuvem de Tags, além da possibilidade de já curtir nossa página no Facebook. Se preferir, pode assinar o Blog pelos feeds RSS ao invés de por e-mail.

Curso Gestão ágil pessoal e profissional

Migração do Blogger para o WordPress

Para realizar a migração, segui o passo a passo disponível no artigo: Do Blogger para o WordPress.org: Migrando seu Blog – Tutorial completo! O passo a passo funcionou bem, dentro das limitações naturais. Alguns artigos ficaram com imprecisões nas formatações e precisei corrigi-los individualmente, mas, no geral, deu menos trabalho que se eu tivesse que mover o conteúdo manualmente . O único ponto negativo: perdi os comentários do Google+. No Blogger, eu havia habilitado os comentários do Google+ no Blog Eu na TI. Esses comentários não foram migrados no passo a passo em questão, acabei esquecendo de migrá-los manualmente e, quando desconectei o domínio www.eunati.com.br do Blogger, perdi o acesso aos comentários. Então, fica a dica. É uma pena, pois haviam dezenas deles. Foi o único ponto negativo de todo o processo de migração.

Na Hostgator (sem jabá para a recomendação), fiz uma assinatura para hospedagem de múltiplos sites (Tamanho M) e estou bastante satisfeito com o serviço prestado. O acesso ao Blog é bem rápido (potencializo isso com o plugin W3 Total Cache do WordPress, que faz diversos níveis de cache e minificação, e com o plugin Smush, que compacta as imagens do Blog). O atendimento do pessoal da Hostgator pelo chat é ótimo (tive que esperar no máximo 5 minutos), atendentes sempre muito prestativos e tecnicamente capacitados. Todas as vezes que precisei do suporte por alguma dúvida minha (configuração de domínio, do WordPress, do PHP, etc) fui prontamente atendido.

O template que estou utilizando é o X da Theme.co. Comprei ele pelo site ThemeForest, que te permite comparar milhares de templates. Gostei bastante das possibilidades de personalização do X, e o suporte da Theme.co (3 meses inclusos na compra) é razoável: eles tem uma base de conhecimento muito boa, mas das três vezes que precisei do suporte, duas foram resolvidas e uma não, tive que esperar uma média de 12 horas pelo suporte por e-mail. O legal do WordPress é a possibilidade de criar templates “filhos”, que te permitem personalizar quase tudo do Blog. Pra quem programa em PHP, as possibilidade de personalização são infinitas.

Novo logotipo

Novo logotipo

O novo logotipo foi elaborado pelo pessoal da CriandoLogo. O preço é justo, o tempo de resposta também, e o serviço me surpreendeu positivamente. Recebi três sugestões de logotipos, escolhi uma delas e fizemos ajustes até que o resultado final ficasse do meu gosto. E realmente gostei bastante. Aproveitei para já fazer um ajuste nas cores do Blog, sendo as principais o laranja, o azul escuro e o branco.

Utilizo muitas imagens gratuitas do Pixabay e passei a utilizar o Canva para a geração de banners e imagens promocionais. Como editor de imagens, utilizei o bom e velho Gimp.

Não poderia deixar de falar de alguns plugins adicionais do WordPress:

  • Broken Link Checker: Links quebrados nunca mais. Esse plugin lhe alertará periodicamente sobre todos os links problemáticos do seu Blog. Uma maravilha;
  • Updraft Plus: automatize seus backups sem custos. Esse plugin permite agendar backups do Blog e enviá-los para diversos locais de armazenamento (ex: Amazon, Google Drive, DropBox, etc);
  • Yoast SEO: quer que sua página seja bem rankeada no Google e no Bing? Esse plugin vai te dar todas as dicas para melhorar o rankeamento dos seus posts, além de melhorias na legibilidade. Instalação obrigatória, ein!
  • Advanced Ads: facilita demais a exibição de banners e imagens promocionais, inclusive com critérios para exibição por página, categoria, etc;

E aí, o que você achou? Espero que você tenha gostado do novo visual do Blog. Aproveite para já assinar os nossos artigos por e-mail. Em breve, farei um sorteio para os leitores do Blog. Fica de olho. 🙂

Agradeço se puder curtir e compartilhar esse artigo em nossas redes sociais.

Um forte abraço e até mais.

 

Olá, sou Jonathan Maia, marido, pai, apaixonado por tecnologia, gestão e produtividade. Atuo na gestão e desenvolvimento de sistemas de informação como analista de TI do TRT Ceará (servidor público federal).

Possuo as certificações em gerenciamento de projetos Project Management Professional (PMP) e Professional Scrum Master I (PSM I), além de especialização em gerenciamento de projetos de TI (2011) e bacharelado em ciências da computação pela UFC (2008). Também sou desenvolvedor Full Stack e possuo experiência em diversas arquiteturas / plataformas.

Fui aprovado e nomeado nos concursos públicos do TJ-CE, Dataprev, Serpro e TRT Ceará, assumindo nos três últimos. Já tive experiências profissionais em redes metropolitanas de alta velocidade (GigaFOR/RNP), business intelligence, desenvolvimento de sistemas e gestão de projetos (tradicionais e ágeis).

Como adepto da gestão ágil, desenvolvi o Organizador Ágil, um método ágil, simples e leve que auxilia no aumento da produtividade e organização pessoal, familiar ou profissional. Também mantenho o Blog Eu na TI.

Deixe uma resposta