Restyaboard - Quadro de exemplo

Restyaboard – Uma alternativa open source ao Trello

Em Gestão Ágil, Produtividade por Filipe

O Trello é uma das ferramentas para gerenciamento de atividades e colaboração de times mais difundidas do mundo,  com usabilidade maravilhosa e bastante flexível, entretanto, não é uma ferramenta de código aberto, não possui integração com LDAP ou AD para login institucional e nem pode ser instalado em um servidor próprio, ou seja, sua organização deverá utilizá-lo na nuvem, o que é conhecido como Software as a Service. Em alguns ambientes controlados, com informações sensíveis, ou necessidades de login institucional, tais restrições são impeditivas para o uso do Trello. Com uma interface amigável e a capacidade de importar quadros, listas e cartões do Trello, o Restyaboard é uma alternativa que se apresenta para resolver tais limitações.

No site oficial é possível ver um quadro comparativo entre as duas ferramentas. Também há uma versão demo onde é possível testar as funcionalidades do aplicativo antes de instalar.

Restyaboard - Quadro de exemplo

Restyaboard – Quadro de exemplo

O Restyaboard é codificado em PHP e distribuído gratuitamente sob a licença Open Software License.

Requisitos para instalação:

  • PHP-FPM: FPM (FastCGI Process Manager) é uma alternativa para a implementação PHP FastCGI com algumas features adicionais;
  • Postgres: banco de dados open-source;
  • Nginx: servidor HTTP e proxy reverso, além de servidor de proxy de email;
  • Elasticsearch: servidor de buscas distribuído e de código aberto.

Para uma instalação mais simples, existe um script que instala automaticamente todas as dependências, além de uma imagem não oficial do Docker (plataforma de containers para facilitar o deploy de aplicações) e um AMI para instalação no serviço Amazon AWS. O Restyaboard também disponibiliza uma API para facilitar a integração com outros aplicativos.

Página oficial do Github: https://github.com/RestyaPlatform/board

Fontes:
http://restya.com/board
http://linuxbsdos.com/2017/01/09/4-open-source-alternatives-to-trello-that-you-can-self-host/
https://opensource.com/alternatives/trello

Deixe uma resposta