Framework Scrum

Gestão Ágil com Scrum – Material Gratuito

Em Cursos, Gestão Ágil por Jonathan Maia

Como havia relatado anteriormente, eu estava finalizando o material do curso Gestão Ágil Com Scrum, que aborda o gerenciamento de produtos complexos e projetos com o Scrum, o Framework ágil mais difundido no mercado e governo. O curso também lhe prepara para as certificações PSM I ™ (Professional Scrum Master I) e PSPO I ™ (Professional Scrum Product Owner I), ambas da Scrum.org.

Seguindo os preceitos de Conhecimentos livres, resolvi disponibilizar o material do curso através da licença Creative Commons (CC BY-NC-SA 4.0), que permite a utilização, distribuição e alteração do material de maneira livre e gratuita, desde que não seja para fins comerciais e que os créditos da versão inicial sejam atribuídos a mim. 🙂 São 400 slides que podem ser utilizados para aprender sobre Agilidade e Scrum, preparações para concursos públicos ou mesmo para certificações Scrum.

Download dos slides no formato .pdf
Download dos slides no formato .odf (melhor visualização no OpenOffice ou LIbreOffice)

No início da semana (em 2015), ministrei a primeira turma do curso em questão no Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, onde atuo como Analista de Tecnologia da Informação (atualização em 2017: Scrum e Kanban são uma realidade aqui, inclusive nas áreas de negócio). Os resultados foram muito positivos e animadores.

Ao contrário do que é feito em diversas empresas ou instituições, nas quais a gestão ágil fica restrita à área de Tecnologia da Informação, decidimos abrir a turma piloto no TRT também para áreas de negócio, incluindo áreas administrativa e judiciária. Foi muito legal, um dia após o curso, ver servidores das áreas de negócio me ligando para iniciar sua primeira Sprint. Uau!!! Que motivante!!

Mundo afora, Scrum e a gestão ágil têm sido utilizados nas mais diversas área de conhecimento, incluindo educação (EduScrum), Startups (Lean Startup), engenharia, arquitetura ou TI. Gigantes como Nasa, FBI, Microsoft e Google utilizam gestão ágil em seus projetos multimilionários.

O curso Gestão Ágil com Scrum inicia com uma breve retrospectiva sobre gerenciamento tradicional de projetos, ou mesmo a ausência dele (Extreme Go Horse). Os fundamentos da Agilidade são esclarecidos, incluindo as principais inspirações e o fluxo de conhecimentos e técnicas até a chegada do Manifesto Ágil e do Scrum. O Framework Scrum é detalhado em seus eventos, artefatos, papéis, além das técnicas que são usualmente utilizadas junto ao Scrum. Alguns passos e abordagem práticas são sugeridos para utilização do Framework. Adoção do Scrum no mercado e governo Brasileiro também é abordada, inclusive com citações de acórdãos do Tribunal de Contas da União sobre Agilidade. Por fim, busquei fazer uma rica pesquisa bibliográfica na elaboração do curso, então, existem diversos materiais interessantíssimos para consulta posterior.

eXtreme Go Horse

eXtreme Go Horse

Acredite, deu muito trabalho montar esse material, entretanto, foi algo feito com muito prazer e satisfação, tendo em vista que o assunto é muito interessante e tem potencial para trazer grandes mudanças em nossos métodos de trabalho, seja na iniciativa privada ou no governo.

Espero que o material seja útil e possa auxiliá-lo na utilização dos valores ágeis e do Scrum. Minha meta é fazer postagens menores sobre o material, detalhando mais cada uma das seções.

Acesse as próximas postagens:
Ainda no eXtreme Go Horse? Seja Ágil com Scrum – Parte 2
História da Agilidade e do Scrum – Seja Ágil com Scrum – Parte 3

Por favor, curta e compartilhe nossas páginas nas redes sociais para ajudar a manter o Blog.

Um forte abraço e até mais.

Comentários

  1. Olá, Jonathan.. excelente didática que utiliza para ensinar o uso do ANKI. Um dos melhores vídeos a esse respeito. Também conheci seu blog sobre TI e vi que tem conhecimento aprofundado sobre o método Agil (SCRUM). Pesquisei muito a respeito e vejo que é uma tendência cada vez mais crescente no mercado e serviço público em geral. Com certeza também pode ser super útil na preparação para concurso que exige estudos de alto rendimento, como magistratura, promotoria etc etc… porém, não vejo ninguém aqui no youtube esmiuçar o método orientado para essa finalidade (estudos e preparação para concurso). Seria muito interessante ver um vídeo teu, que conhece bastante do método, sobre esse assunto. Fica a dica (y)

Deixe uma resposta